https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/db057069d7ac27dc948c3760c7bfabc8.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/000ade17790d0c2daaeb705b633a9a01.png
Confira orientações para fugir de problemas nas compras da Black Friday
26/11/2021 07:39 em Utilidade pública

A Black Friday, evento de descontos e promoções que acontece nesta sexta-feira (26), pode ser uma boa oportunidade para quem quer ou precisa comprar determinado produto ou serviço. O Procon-SP dá algumas dicas a fim de que a data seja bem aproveitada e não se transforme em um problema.

Golpes e sites falsos — O consumidor deve estar alerta para a existência de empresas fantasmas que criam sites falsos e oferecem ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser sempre checados antes de qualquer compra ou contratação.

Conferir o endereço no Google Maps e observar se a empresa tem como endereço físico um local em que não há nenhuma atividade; consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se a empresa foi criada há poucos dias são medidas importantes.

Antes de realizar uma compra online é recomendável também consultar a lista de sites de empresas que são más fornecedoras; a lista “Evite esses Sites” é disponibilizada no site do Procon-SP; veja aqui

Além disso, deve-se evitar clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens; o indicado é o consumidor buscar a empresa por sua própria iniciativa. “Tome você, consumidor, a iniciativa de procurar o site. É muito mais seguro e assim é mais fácil evitar problemas”, alerta Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

Boletos Falsos e Pix — É fundamental ter muito cuidado com boletos falsos; o consumidor deve ler o boleto com cuidado e conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data, CNPJ etc.

Caso o consumidor caia nesse golpe, pode procurar o Procon-SP, ou o Procon de sua cidade, para que o órgão de defesa tente intermediar uma solução com o banco.

Outro ponto a ser observado é quanto ao pagamento via Pix – o consumidor deve se assegurar quanto ao destinatário do pagamento, já que esse meio não possibilita estorno de valores.

Pesquisa de preços — É importante fazer uma pesquisa de preços, evitando comprar no primeiro local e comparando os valores em diferentes fornecedores. Verificar o preço total, incluindo todas as despesas, como preço de frete, eventuais despesas contratuais e, no caso de compras a prazo, o valor das prestações, os juros etc. também são medidas necessárias.

“O fornecedor é obrigado a indicar de maneira ostensiva, deixando claro e muito bem informado, o preço global do produto ou serviço”, explica o diretor do Procon-SP. “O consumidor, por sua vez, deve prestar atenção ao valor total que irá pagar, comparar esse valor entre os diferentes locais pesquisados e não se deixar impressionar por cifras e descontos expressivos, prestando atenção se o preço total é de fato interessante”, conclui.

Liste suas prioridades — O Procon-SP recomenda que o consumidor faça uma lista do que pretende comprar, elegendo um limite de gastos para que o orçamento não fique prejudicado ao final da Black Friday.

“Faça uma lista das suas prioridades para não sair da Black Friday endividado. Priorize o que você realmente estava precisando comprar ou esperando por uma boa oportunidade. Não se deixe influenciar por essa quantidade de promoções que as empresas estão fazendo”, alerta Capez.

Em caso de problema, procure o Procon-SP — Denúncias ou reclamações podem ser feitas no site do Procon-SP.

fonte: O JORNAL DE PIRACICABA

COMENTÁRIOS