https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/db057069d7ac27dc948c3760c7bfabc8.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/000ade17790d0c2daaeb705b633a9a01.png
Sud Mennucci: faltam 20 dias para abertura de cápsula do tempo
18/08/2022 09:53 em Cidade

Professores, funcionários e alunos da escola estadual Sud Mennucci, em Piracicaba, estão em contagem regressiva para o dia 7 de setembro. No feriado de Independência, a comunidade escolar e a sociedade se reúnem para abertura da cápsula do tempo que está localizada no hall de entrada do prédio, há um século. De acordo com a diretora Márcia Vieira, a proposta é abrir a escola para quem queira visitar.

Estão sendo preparadas exposições, com cartas de ex-alunos e depoimentos de ex-professores e ex-funcionários. A contagem regressiva para abertura da cápsula foi lançada no Instagram. “Começamos no dia 29 de maio, quando faltavam cem dias e vamos intensificar quando for se aproximando a data da abertura”, contou a educadora.

No 7 de setembro será comemorado o bicentenário da Independência do Brasil. Há cem anos, quando do primeiro centenário a cápsula do tempo foi enterrada com informações e objetos da época.

“Agora cem anos depois, os estudantes vão abrir a cápsula que está localizada no hall de entrada da escola. O diretor à época, Honorato Faustino, deixou a missão de abrir a cápsula no dia 7 de setembro de 2022 e desenvolvemos todo um preparativo para abertura”, contou Márcia. O ex-diretor também é lembrado na cidade dando nome a outra escola estadual, no bairro São Dimas.

O estudante do 8º ano, Davi Fortunato, está ansioso pela abertura, ele imagina que a cápsula possa conter matérias escolares da época, cartas e até mesmo partituras de músicas. “Essa é uma expectativa de diversas gerações de estudantes, é um privilégio ser aluno da escola nesse momento histórico”, afirmou o aluno.

A programação começa na segunda-feira (5), com a abertura da Semana da Pátria – no período da manhã, na terça-feira (6) acontecem as comemorações cívicas e atividades nas salas temáticas, na quarta (7) – feriado da Independência – vai ser realizada a solenidade do bicentenário da Independência e abertura da cápsula do tempo, na quinta-feira (8), a escola é aberta à comunidade e, no sábado (10), a escola vai receber o encontro de turmas de ex-alunos.

Beto Silva
beto.silva@jpjornal.com.br

FONTE: O JORNAL DE PIRACICABA

COMENTÁRIOS