https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/db057069d7ac27dc948c3760c7bfabc8.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/000ade17790d0c2daaeb705b633a9a01.png
Projeto ConSertão estreia em Piracicaba
05/01/2018 11:48 em Educação

 

Piracicaba é a primeira cidade a sediar uma apresentação do projeto ConSertão, que consiste em concertos ao ar livre e gratuitos por cidades do interior paulista em homenagem a compositores da música caipira. A estreia está marcada para 19 de janeiro de 2018, às 18h, no gramado em frente ao Edifício Central da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo). Os artistas Cláudio Lacerda, Neymar Dias e Lula Barbosa e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba são os protagonistas da iniciativa. O ConSertão é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, com patrocínio da empresa Raízen, gerência da Cantoria Produções Artísticas e produção da Agência NTZ. No dia do evento, quem desejar poderá doar um quilo de alimento não perecível. O montante arrecadado será destinado ao Grupo Amor de Maria — Moradores de Rua, que promove apoio social a pessoas em situação de rua em Piracicaba

 

O projeto ConSertão foi concebido por Cláudio Lacerda, renomado cantor e violeiro da música caipira e diretor da Cantoria Produções Artísticas. Ele comentou que o intuito com as apresentações musicais é conseguir emocionar as pessoas que as assistirem. “O repertório é formado por clássicos da música caipira, canções que ajudaram a moldar a identidade cultural do interior de São Paulo e Estados vizinhos. Um outro objetivo é exatamente valorizar essa identidade caipira. Isso é uma bandeira para mim”, declarou.

 

A maioria dos compositores homenageados no projeto é de São Paulo. Entre eles estão Teddy Vieira, Raul Torres, João Pacífico, Dino Franco, Tião Carreiro, Zé Fortuna, Serrinha, Palmeira, Renato Teixeira, Adauto Santos, Angelino de Oliveira, Rolando Boldrin e Elpídio dos Santos.

 

O projeto se juntará à OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), conjunto de música erudita com maior tempo em atividade no país, com 117 anos de trajetória, para levar ao público uma experiência com diferentes linguagens artísticas. “Nascida em uma cidade que preserva os laços com a cultura caipira, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba sempre prezou, em toda a sua história, pela aproximação de diferentes públicos. Tanto é que, desde 2015, a qualidade de seu trabalho repercute em todo o país. A música clássica caminha, cada vez mais, para a descentralização, e não será diferente no projeto ConSertão, que celebra a junção dos estilos erudito e sertanejo raiz”, falou o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP. Os ConSertões serão regidos pelo violinista Luís Fernando Fischer Dutra, músico integrante da sinfônica piracicabana.

 

Os arranjos são de autoria do músico Neymar Dias, que, empunhando uma viola caipira, será o solista em todas as apresentações. Lacerda participará como cantor nos espetáculos, junto a Lula Barbosa. Algumas das músicas a serem interpretadas por eles são Você Vai Gostar, Boiadeiro Errante, Cheiro de Relva e Cabocla Tereza. “O Lula foi escolhido e convidado por ser um grande intérprete da voz e por ter um compromisso enorme com a cultura dos povos. Ele já participou dos meus discos e tenho muito respeito por sua trajetória e conquista. É um artista maravilhoso”, disse Lacerda.

 

Incentivadora de ações que visam oferecer à sociedade cultura, arte e entretenimento, a Raízen é patrocinadora do projeto. Débora Barros, coordenadora de relações externas da empresa, ressaltou a importância da iniciativa. “O concerto une música caipira e erudita em uma programação para toda a família. A Raízen acredita que o desenvolvimento de cada indivíduo se dá em função das oportunidades de acesso à educação, cultura e esporte. Por essa razão, investimos na promoção de iniciativas que possam contribuir com isso”, afirmou.

 

SERVIÇO — Projeto ConSertão. Estreia: 19 de janeiro de 2018 (sexta-feira), às 18h, na Esalq (Avenida Pádua Dias, 11). Entrada gratuita e solidária. Quem desejar poderá doar um quilo de alimento não perecível no dia do evento. Montante arrecadado será destinado ao Grupo Amor de Maria — Moradores de Rua, que promove apoio social a pessoas em situação de rua em Piracicaba. Informações: facebook.com/consertao.

 

Fonte: Http://www.jornaldepiracicaba.com.br/cultura/2017/12/projeto_consertao_estreia_em_piracicaba

COMENTÁRIOS