https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/db057069d7ac27dc948c3760c7bfabc8.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/000ade17790d0c2daaeb705b633a9a01.png
Gripe: vacina é liberada a toda população de Piracicaba acima dos seis meses de idade
16/05/2023 10:29 em Saúde

Ministério da Saúde reforçou que a imunização é fundamental porque reduz a carga da doença

Por Beto Silva

FONTE: O JORNAL DE PIRACICABA

 Secretaria de Saúde de Piracicaba, seguindo orientação do Ministério da Saúde, liberou nesta segunda-feira (15), a ampliação da imunização contra gripe para toda população acima dos seis meses de idade, de acordo com a disponibilidade das vacinas. 

A pasta destacou que é importante reforçar que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação das crianças na hora de receber o imunizante.

 

A vacinação acontece nas 68 unidades de saúde da cidade: CRABs (Centros de Referência da Atenção Básica) e UBSs (Unidades Básicas de saúde), das 8h às 15h (exceto CRAB Paulista), e PSFs (Programas Saúde da Família), das 8h às 16h. As UBS Independência e CRAB Vila Rezende estão com horário especial de atendimento para imunizar a população das 17h às 20h, até sexta-feira (19).

A dose estava sendo aplicada apenas em idosos acima de 60 anos; crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); imunossuprimidos; indígenas; profissionais da saúde e da educação; pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades; profissionais de transporte coletivo e portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento; trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional; e população privada de liberdade.

Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde reforçou que a imunização é fundamental porque reduz a carga da doença, sobretudo em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. Até o fim de abril, pelo menos 253 mortes por gripe foram confirmadas no país.

Um aumento de mais de 108%, entre janeiro e maio deste ano, nas internações de crianças com síndromes gripais fez com que o governo do Amapá decretasse emergência em saúde pública no último sábado (13).

COMENTÁRIOS